Saúde aplica mais de 2,4 mil doses de vacinas no final de semana

29/05/2023 15:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Cinco unidades de saúde abriram no sábado e domingo. Esquema especial de atendimento vai se prolongar até o fim do inverno

Pelo segundo final de semana consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu atendimento à comunidade em cinco unidades de saúde. Entre as 10h e as 19h, no sábado e no domingo, foram aplicadas 2.455 doses de vacina contra gripe e Covid-19, atualizado o calendário vacinal de rotina, realizadas 561 consultas médicas, 388 consultas de enfermagem e 1.259 retiradas de medicamentos.

Até o final do inverno, a SMS manterá atendimento em unidades de saúde no horário das 10h às 19h. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é ampliar as portas de atendimento, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios e para quem ainda não recebeu doses de vacinas recomendadas, e diminuir a pressão sobre serviços de urgência e emergência. Semanalmente serão divulgados os locais que terão as portas abertas à comunidade em cada sábado e domingo.

Imigrantes - No sábado também houve atendimento exclusivo para imigrantes venezuelanos e haitianos, no Centro Vida, na Zona Norte da cidade, onde 41 pessoas receberam a vacina contra influenza e 27 realizaram testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, com um diagnóstico de infecção por HIV, dois diagnósticos de sífilis e um de hepatite B.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins