Saúde apresenta experiências da Capital durante congresso de secretarias municipais
Prestes a sediar a próxima edição do maior evento de saúde pública da América do Sul, o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em 2024, representantes de Porto Alegre participaram do 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), em Bento Gonçalves, nesta segunda-feira, 30, e terça-feira, 31. Com o tema central IntegraSUS -  Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho, o principal objetivo do evento é promover a discussão e o fortalecimento das redes de atenção à saúde.Â
Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde retorna à Capital com duas premiações dentro da exposição Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul, que reúne cases de sucesso e destacam o empenho de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o Estado.
A banca de avaliadores concedeuo troféu destaque pela implementação de serviços farmacêuticos para crianças com doenças respiratórias. Somente em 2022 Porto Alegre atendeu 1,2 mil crianças com asma, e entregou, além do medicamento, um espaçador especÃfico para melhorar a efetividade do tratamento. A Unidade de Saúde Assis Brasil também levou troféu destaque com a experiência exitosa de banho solidário realizado pelas equipes, que propõem acolhimento, acesso à saúde e garantia de direitos para pessoas em situação de rua.Â
A oficina Imuniza SUS buscou de forma integrada a conclusão do processo de interiorização dos resultados da pesquisa nacional sobre cobertura vacinal. Com a mediação de painel sobre o planejamento integrado, da municipalização à regionalização, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, ao lado da assessora técnica da Assessoria de Planejamento, Christiane Freitas, destaca que a SMS se prepara para participação e apresentação de cases de sucesso de Porto Alegre no Congresso Sul, Sudeste e Centro Oeste das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado de 16 a 17 de novembro, em Florianópolis.
“São momentos importantes de discussão sobre as polÃticas do setor e, ao mesmo tempo, o principal espaço quando se refere à discussão da saúde sob a visão de cada municÃpio. O trabalho do SUS é fundamental e assim precisa ser tratado, e nós estamos sempre em busca de um sistema cada vez mais humanizador e inclusivo", completa.
Â
Lissandra Mendonça