Saúde apresenta nova equipe de Consultório na Rua de Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Saúde passa a contar a partir desta terça, 8, com mais uma equipe de atendimento à população em situação de rua. O serviço, denominado “Consultório na Rua”, realiza abordagens, atendimento de condições de saúde, verificação de adesão aos tratamentos, curativos, entre outros. Com o novo grupo, o município totaliza quatro equipes: duas na região central, uma na Zona Norte e agora mais uma na Zona Sul.
Uma cerimônia de acolhimento e integração ao novo grupo de profissionais foi realizada nesta terça na Casa dos Conselhos. Representantes da SMS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estiveram presentes.
Conforme o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Paulo Brum, o serviço representa uma chance de resgate dos porto-alegrenses que se encontram desassistidos. "O novo Consultório de Rua vai amplificar a rede especializada para atender populações altamente vulneráveis. É a esperança de ruptura com a naturalização da pobreza, promovendo assistência a quem mais precisa", afirma.
O Consultório na Rua é composto por uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal. A nova equipe foi contratualizada pela prefeitura em parceria com o Hospital Vila Nova, que forneceu os profissionais e viatura. “O programa é uma marca do governo Melo. O prefeito tem como diretriz a governança compartilhada e para todos, sendo o Consultório na Rua o grande exemplo de uma gestão compartilhada entre Saúde, Desenvolvimento Social e Fasc”, destaca o secretário adjunto da Saúde, Richard Dias.
Gilmar Martins