Saúde apresenta a profissionais protocolo para tratamento de feridas
Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades de saúde da Capital receberam um protocolo para orientar na prevenção e tratamento de casos de feridas. São recomendações para o atendimento adequado de feridas e lesões de pele, auxiliando as equipes na tomada de decisão.
O protocolo orienta na condução do diagnóstico mais preciso, na prevenção e nos cuidados dos pacientes, inclusive na articulação com demais pontos da rede de saúde. Para divulgar o documento junto aos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou uma série de capacitações teóricas e práticas que ocorre de agosto a outubro.
Com 108 páginas contendo informações técnicas, fotos e ilustrações, o protocolo traz formas de organização do ambiente de trabalho, classificação de feridas, processo de cicatrização e limpeza, principais complicações, tipos de curativos e tratamento. O objetivo é disseminar as melhores práticas para garantir um tratamento adequado e eficaz de feridas, otimizando o tempo ao qualificar o trabalho das equipes.
Â
Andrea Brasil