Saúde atualiza casos de sarampo e mantém vacinação na Capital
Porto Alegre tem registrados 38 casos de sarampo em moradores da cidade até 10 de novembro. O dado foi divulgado no último Boletim Epidemiológico do Sarampo emitido pela Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Cinco casos continuam em investigação. Outras 33 suspeitas foram descartadas.
Dos 38 casos, a maioria é na faixa etária de 15 a 29 anos, sendo 16 casos dos 15 aos 19 anos e 13 ocorrências dos 20 aos 29 anos. Por isso, a SMS intensificou a vacinação nesse grupo etário. Uma das ações implementadas é a imunização em escolas públicas. Até dezembro, a expectativa é que estudantes de 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola recebam equipes da Atenção Primária de Saúde da secretaria. Até sexta-feira, 9, foram visitadas 17 escolas, com 893 estudantes vacinados. Entre os dias 19 e 23, serão visitadas 22 escolas, sendo que algumas receberão equipes mais de uma vez na semana (leia abaixo). Para vacinação em quartéis, o Exército solicitou à SMS 1.331 doses da vacina, que começarão a ser administradas no dia 26.
A proteção contra sarampo é garantida somente pela vacinação, através da tríplice viral, vacina que também garante cobertura contra rubéola e caxumba. Este imunobiológico faz parte do calendário vacinal brasileiro, estando disponível a todas as pessoas até 49 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal depende da idade. Crianças recebem uma dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Adolescentes e adultos devem ter a condição vacinal verificada em unidades ou serviços de saúde.
Ao intensificar a vacinação no público mais afetado pela doença em Porto Alegre, a SMS pretende aumentar a cobertura vacinal no público-alvo e interromper a cadeia de transmissão da doença na cidade.
A vacina é contraindicada para gestantes. “Ao comparecer a uma sala de vacina da SMS, se possível, deve ser apresentada a caderneta de vacinação, para que a avaliação individual seja realizada e o esquema vacinal completado, se for o caso”, explica a enfermeira Renata Capponi, do Núcleo de Imunizações da SMS.
Outras informações sobre sarampo, no hotsite da SMS https://sites.google.com/view/sarampoempoa/
Cronograma de vacinação em escolas – 19 a 23/11:
Segunda, 19/11
EEEF Espírito Santo
EEEF Júlio Brunelli
EEEF Porto Alegre
EEEF Coelho Neto
Terça, 20/11
EEEF Porto Alegre
EEEF Prudente de Morais
Quarta, 21/11
EEEF Piauí
EEEM Mariz e Barros
EEEF Aldo Locatelli
CE Prof. Elmano Lauffer Leal
EEEF Dr. Victor de Britto
EEEF Desidério Torquato Finamor
EEEF Prof. Sylvio Torres
Quinta, 22/11
EEEM Mariz e Barros
CE Ruben Berta
EEEF Luiz de Azambuja Soares
EEEF Desidério Torquato Finamor
EEEF Jerônimo de Albuquerque
EEEF Prof. Marieta da Cunha Silva
Sexta, 23/11
EEEM Mariz e Barros
EEEF Lea Rosa Cechini Brum
EEEF Prof. Langendonck
EEEF Jd. Vila Nova
EEEM Rafaela Remião
EEEF Prof. Thereza Noronha Carvalho
IE Prof. Gema Angelina Belia
Elisandra Borba