Saúde atualiza dados da testagem para Covid-19 de viajantes

14/12/2021 17:28
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Formulário pode ser acessado online

Desde o início da retomada da oferta de testagem para Covid-19 a viajantes procedentes do exterior ou de outros estados brasileiros, em 1º de dezembro, 106 pessoas responderam o Formulário do Viajante, sendo 93 viajantes aéreos e 13 terrestres. O preenchimento do formulário é condição para a realização do teste RT-PCR. 

Dos 106 que responderam o formulário, foram testados 42 (sendo 39 aéreos e três terrestres) com 37 resultados negativo no exame. Três aguardam resultado e dois apresentaram resultado positivo, ambos confirmados como variante Delta na genotipagem. Os positivos chegaram à cidade pelo Aeroporto Salgado Filho. 

Podem realizar a testagem viajantes aéreos com ou sem sintomas respiratórios que desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho há no máximo sete dias, residentes em Porto Alegre ou que permanecerão na cidade por, no mínimo, quatro dias. Por via terrestre, a viagem pode ter sido realizada em ônibus ou transporte individual. O trajeto deverá ser comprovado.

Após o preenchimento do formulário, o interessado receberá pelo e-mail indicado a orientação sobre o procedimento para realizar a coleta do exame, que estará disponível em cinco laboratórios parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, sendo quatro pontos em bairros e um drive-thru. 

Documentos necessários - O exame é autorizado somente com o envio do formulário e o comparecimento a um dos laboratórios com prazo máximo de 7 dias após a chegada à cidade. 

Patrícia Coelho

Lucas Barroso