Sa√ļde cancela entrega da nova base do Samu devido ao atendimento aos desabrigados

23/11/2023 10:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
De janeiro a setembro, foram mais de 70 mil regula√ß√Ķes m√©dicas

Devido ao atendimento √† popula√ß√£o afetada pelas enchentes, a Secretaria Municipal de Sa√ļde cancelou a entrega nesta quinta-feira, 23,¬†da nova base do Samu Porto Alegre, localizada no Parque dos Maias (rua Gamal Abdel Nasser, 562), bairro Rubem Berta, Zona Norte da cidade.¬†

Hoje, a Capital possui 14 bases descentralizadas distribuídas estrategicamente conforme a densidade populacional, com a atuação de 18 equipes. Sexta-feira, 24, haverá dois momentos com tour guiado na sede do Samu, às 10h30, com os alunos e professores da Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum, e às 16h, com alunos da Educação de Jovens e Adultos.

O trabalho dos socorristas do Servi√ßo de Atendimento M√≥vel de Urg√™ncia (Samu) j√° faz parte da rotina de sa√ļde em Porto Alegre h√° 28 anos. Para marcar o anivers√°rio, h√°¬†programa√ß√£o especial que inclui semin√°rio, apresenta√ß√£o de indicadores e novas tecnologias, oficina de primeiros socorros e demais temas de interesse dos profissionais.

Desta quarta a sexta-feira, 22 a 24, o semin√°rio ocorre na sede do servi√ßo, na avenida Ipiranga, voltado a profissionais do Samu e p√ļblicos espec√≠ficos. O primeiro evento foi realizado na ter√ßa-feira, 21, √†s 8h30, no audit√≥rio do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul¬†(avenida¬†Princesa Isabel, 921), com a participa√ß√£o do secret√°rio municipal de Sa√ļde, Fernando Ritter.¬†

Os chamados no telefone 192 n√£o param nas 24 horas do dia, sete dias da semana. De janeiro a setembro deste ano,¬†foram mais de 70 mil regula√ß√Ķes m√©dicas, das quais a maioria √© motivada por casos cl√≠nicos (53,66%), seguidos de acidentes por trauma (30,09%), casos psiqui√°tricos (12,28%), de transportes (2,59%) e obst√©tricos (1,38%) ‚Äď uma m√©dia mensal de 7.779 regula√ß√Ķes. O objetivo das equipes √© chegar mais r√°pido ao local da ocorr√™ncia para socorrer a v√≠tima de agravos urgentes, fazer o primeiro atendimento, estabilizar o paciente e transport√°-lo ao lugar adequado.

Para dar conta do trabalho, o Samu opera com 349 profissionais, incluindo m√©dicos, motoristas servidores p√ļblicos e contratados, t√©cnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O grupo envolve ainda setor administrativo, operadores de r√°dio, telefonistas contratados e radioperadores terceirizados, al√©m de profissionais de limpeza e copa.

Veja aqui a programação de aniversário.

Vanessa Conte