Saúde confirma caso de flurona na Capital

05/01/2022 13:01

Um homem de 21 anos, atendido com sintomas respiratórios leves e sem necessidade de tratamento é o primeiro caso confirmado de flurona - infecção simultânea dos vírus coronavírus e influenza - em Porto Alegre. Ele recebeu uma dose de vacina Covid-19 e não completou o esquema vacinal. A divulgação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o órgão, a situação vacinal contra gripe ainda não é conhecida. 

O atendimento foi realizado no dia 23 dezembro e a confirmação para Covid-19 veio em 28 de dezembro, em exame RT-PCR. Posteriormente, foi realizado exame para análise do vírus da Influenza. A confirmação foi de H3N2. 

Responsável pela vigilância da influenza na Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Jana Ferrer lembra que a circulação do vírus influenza é normal e esperada na cidade, em especial nos meses mais frios do ano, e, diferentemente da Covid-19, há tratamento disponível para a doença. “É importante que os profissionais médicos, durante avaliação clínica, avaliem a necessidade da prescrição do medicamento Tamiflu (Oseltamivir), especialmente quando está confirmada a circulação de ambos os vírus no local”, diz Jana.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes