Saúde conhece projeto para qualificar atendimento em HIV/Aids

01/03/2023 15:38

Integrantes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estiveram em Porto Alegre na terça-feira, 28, para apresentar à Secretaria Municipal de Saúde o programa Pack (Practical Approach to Care Kit). A ideia é oferecer uma série de orientações a serem utilizadas no treinamento de médicos e enfermeiros da Atenção Primária para qualificar o atendimento de casos de HIV/Aids, tuberculose e saúde mental.

O programa foi apresentado ao secretário de Saúde, Mauro Sparta, e à diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. A iniciativa está vinculada ao projeto A Hora é Agora, do qual a Capital participa desde setembro de 2021. A estratégia traz novas opções para ampliar o acesso à testagem do HIV em populações vulnerabilizadas.

Conforme a representante da Escola de Saúde Pública da Fiocruz, Marly Cruz, a ideia do Pack foi passada pela Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, como forma de transferência de tecnologia. “Vamos aprender com eles para podermos desenvolver essa proposta no Brasil, pois os resultados foram muito positivos, sobretudo na área do HIV/Aids, em termos de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos usuários”, explica Marly.

No Brasil, o Pack já é utilizado em Florianópolis e será apresentado também aos gestores das cidades de Fortaleza, Campo Grande e Curitiba. Todas fazem parte do projeto A Hora é Agora.

Participaram da reunião os técnicos do Ministério da Saúde, Ana Kolling, e da Fiocuz, Matheus Pacheco de Andrade, além da coordenação do programa A Hora é Agora na Capital, Cristina Bettin, e da Coordenação de Atenção à Tuberculose, ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck.
 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes