Saúde da mulher inclui rotina de prevenção e hábitos saudáveis

31/03/2023 09:19
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Unidades de saúde intensificaram ações de esclarecimento e prevenção

O mês de março chega ao fim, mas os cuidados em saúde continuam. Unir a oferta de exames preventivos e o estímulo a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é o destaque da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para marcar o fechamento do Mês da Mulher.

Em Porto Alegre, o público feminino representa 54% da população. Dessas, 59% estão na faixa etária de 10 a 49 anos, considerada como período de idade fértil. As mulheres com mais de 60 anos representam um percentual de 19% do total. Os dados são do DataSUS, com base no IBGE.

“Assim como se reflete no Brasil, na Capital as doenças cardiovasculares são a primeira causa de óbito nas mulheres em geral”, comenta a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. As neoplasias figuram como a segunda causa de morte mais prevalente, sendo mais frequente o câncer de aparelho digestivo, seguido do câncer de aparelho respiratório e de mama.

Já a causa mais frequente de mortalidade em mulheres na idade fértil são as neoplasias em geral, seguidas de doenças por HIV. Entre as causas externas, as agressões aparecem com maior prevalência. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Celso Bender/ALRS/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Diretora de Atenção Primária participou do lançamento de frente parlamentar pela saúde da mulher

Frente parlamentar – Nesta semana, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher, em solenidade no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. O objetivo é mobilizar os mais diversos atores e autoridades para pensar de forma continuada a renovação de políticas públicas e fiscalizar de maneira mais efetiva a acessibilidade ao direito de uma vida digna e saudável.

Qualidade de vida – Para evitar problemas de saúde, é preciso praticar atividade física, eliminar o tabagismo e evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica. “Ter uma alimentação adequada e fazer exames periódicos e preventivos, como de glicose, pressão arterial, teste para HIV, além de colo de útero e mamas nas faixas etárias adequadas, são fatores importantes de prevenção e diagnóstico precoce”, completa Caroline.

Unidades de saúde – Ao longo do mês, foram oferecidos serviços e atividades, incluindo orientações de hábitos saudáveis e autoestima, exames preventivos e avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico e testes rápidos para detectar infeções sexualmente transmissíveis.

Outros temas foram planejamento familiar, importância da prática de atividades físicas e prevenção de relacionamentos abusivos. Também foram enfatizados o tabagismo e o consumo excessivo de álcool como fatores de risco para doenças cardiovasculares e câncer.

Veja o endereço das unidades na lista de postos de saúde.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes