Saúde do Trabalhador lança boletim sobre uso de sistema de notificação
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou em junho um boletim com o histórico da implantação no município do sistema de notificações de acidentes e doenças e agravos relacionados ao trabalho, o Sentinela. A publicação foi finalizada em abril, mas a ocorrência da enchente provocou o adiamento da divulgação. A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória para os médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde que prestam assistência ao paciente.
O Sistema Sentinela é resultado de uma parceria do Cerest com a Procempa. O recurso para implantação do projeto veio do Ministério Público do Trabalho. O coordenador do serviço, Diego Goularte, destaca, enfatizando o boletim, que a notificação de acidente de trabalho é hoje um importante instrumento para a saúde pública, pois a partir dela se tem real conhecimento sobre a situação dos trabalhadores atendidos no SUS. “O conhecimento dos riscos e agravos à saúde relacionados ao trabalho é de fundamental importância para o planejamento das ações de vigilância e de intervenção sobre os ambientes”, resume.
Com o Sentinela, o processo de notificação foi simplificado em Porto Alegre. O software realiza a vinculação de dados para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O Sentinela vigia em segundo plano os sistemas de informação, que registram o atendimento assistencial ao paciente, alertando a Rede de Atenção (RAS) quando um agravo deve ser comunicado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). “O Sentinela permite a extração e análise de informações de interesse da Vigilância em Saúde do Trabalhador”, explica Goularte.
O uso do sistema desburocratizou e otimizou o processo tanto para os notificantes quanto para a equipe do Cerest/POA, devido à informatização e integração com outros sistemas dos serviços de saúde de Porto Alegre.
Acesse o boletim para saber mais sobre o Sentinela e os dados da notificação relacionados com a saúde do trabalhador.
Andrea Brasil