Saúde esclarece dúvidas sobre testes rápidos de antígeno para Covid-19
O teste de antígeno, também conhecido como “teste do cotonete”, é um exame rápido capaz de detectar rapidamente a proteína do SARS-CoV-2, diferente do RT-PCR, que detecta o material genético do vírus. Em Porto Alegre, é possível realizar o teste nas 132 unidades de saúde, no Campus do Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em tendas junto às unidades de saúde Tristeza e São Carlos e à Clínica da Família Álvaro Difini, além do ônibus itinerante.
Apesar de ser uma questão de conhecimento geral, ainda existem dúvidas a respeito do tema. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma série de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:
1. Quem pode fazer o teste rápido de antígeno contra a Covid-19?
Moradores de Porto Alegre com um ou mais destes sintomas: febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, calafrios, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular e pacientes assintomáticos que tiveram contato próximo com caso positivo de Covid-19.
2. Quais os critérios para pacientes assintomáticos moradores de Porto Alegre realizarem o teste?
Nesse caso, a recomendação é fazer o teste a partir do 5º dia do último contato com o caso positivo ou fazer quarentena pelo período de dez dias. Lembrando que o contato deve ter ocorrido dois dias antes dos sintomas ou da coleta do exame positivo (para pessoas sem sintomas) até sete ou dez dias após, conforme o esquema vacinal do contato confirmado. Além disso, é preciso que o contato tenha sido superior a 15 minutos em ambiente fechado ou com pouca ventilação natural, sem uso ou uso incorreto de máscara e com distanciamento inferior a 1,5 metro. Contactantes assintomáticos que tiveram reagente ou detectável para Covid-19 nos últimos 90 dias não têm indicação de testagem nem de realizar quarentena.
3. Estou sintomático e tive contato próximo com pessoa confirmada para Covid-19. Preciso fazer o teste?
Não é necessário. Nessas situações, é possível considerar-se um caso confirmado, pois há sintomas da doença e vínculo epidemiológico com alguém positivo. Pessoas confirmadas por esse critério devem seguir as mesmas recomendações de pessoas com teste positivo: isolamento de sete a dez dias, conforme a situação vacinal, buscando atendimento em saúde se o quadro piorar.
4. Quando deve ser feito o teste?
De preferência entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, a partir do 5º dia após o último contato com o caso confirmado.
5. É possível refazer o teste após ser diagnosticado com Covid-19?
Não é necessário refazer o teste. Se você foi diagnosticado com a doença, mantenha isolamento conforme orientação da equipe de saúde, seguindo as práticas de higiene e distanciamento. Após cumprir o período de isolamento, você poderá retornar às suas atividades. Caso persistam sintomas como febre, cansaço extremo e/ou sintomas respiratórios, a recomendação é buscar atendimento com um profissional de saúde para reavaliação.
6. É só chegar na Unidade de Saúde, nas tendas, no Campus da UFRGS ou no ônibus itinerante e fazer o teste?
Não. Os pacientes devem passar por avaliação clínica antes e, se houver indicação, serão encaminhados para testagem na própria unidade, nas tendas, no Campus da UFRGS ou no ônibus itinerante.
7. Quanto tempo demora para sair o resultado?
Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos, podendo variar conforme o movimento e a capacidade de atendimento de cada local.
8. Posso fazer o teste RT-PCR?
Não é possível escolher qual teste será realizado. Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com febre e risco de piora do quadro, poderão realizar teste RT-PCR para confirmação, mediante avaliação e encaminhamento das unidades de saúde.
Locais para testagem rápida de antígeno em Porto Alegre:
- 132 unidades de saúde (confira a lista dos postos aqui).
- Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – rua Sarmento Leite, 425 (fechado nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11)
- Tenda na US Tristeza – avenida Wenceslau Escobar, 110 - bairro Tristeza
- Tenda na CF Álvaro Difini – rua Álvaro Difini, 520 – Restinga
- Tenda na US São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670 - bairro Partenon
- US Assis Brasil – avenida Assis Brasil, 6615 - bairro Sarandi (referência em testagem)
- Unidade Móvel de Saúde
O atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
Leia mais: Saúde divulga programação semanal do ônibus itinerante de testagem para Covid-19
Lissandra Mendonça