Saúde esclarece dúvidas sobre a vacinação contra a gripe

08/01/2022 08:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da Capital

A vacinação contra a gripe continua disponível para toda a população acima de seis meses de idade. Apesar de ser um tema de conhecimento público, ainda gera muitas dúvidas nos cidadãos. Por essa razão, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) separou as dez principais indagações feitas através das redes sociais. Confira as principais perguntas e respostas:

1- Onde é possível realizar a vacina contra a gripe?
Em todas as unidades de saúde da Capital. Confira os endereços aqui. 
2- Crianças podem ser vacinadas contra a gripe?  Sim. Crianças a partir de seis meses.
3- Quem fez a vacinação contra a Covid-19 precisa esperar para se vacinar contra a gripe? É possível fazer as duas vacinas no mesmo dia. Não há necessidade de intervalo mínimo de 14 dias entre doses da vacina contra gripe e da Covid-19.
4- Pessoas com Covid-19 não podem se vacinar contra a gripe? É preciso aguardar 28 dias desde o início de sintomas para receber a vacina da gripe.
5- Pessoas com gripe podem receber a vacina contra a doença? É preciso aguardar passar o quadro agudo de gripe para receber a vacina 
6- Onde posso fazer o teste rápido de influenza?
Não existe teste ambulatorial de influenza na rede SUS do Brasil. Em Porto Alegre, são realizados testes em casos de internação hospitalar, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde. 
7- A vacina da gripe protege contra a H3N2? Previne apenas contra a forma grave 
8- Tomei a vacina da gripe em 2021. Posso tomar de novo agora? Não, é preciso aguardar o início da campanha com as novas cepas em 2022. A campanha ainda não tem data definida.
9- Quais são os grupos prioritários que não alcançaram a meta de imunização em Porto Alegre? Crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, professores, puérperas, forças de Segurança, pessoas com comorbidades e deficiência não atingiram a meta. Em 2021, a meta na capital foi alcançada somente nos grupos de idosos e indígenas.
10- Qual documento preciso levar para me vacinar? Documento de identidade.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins