Saúde estende testagem para Covid-19 a viajantes terrestres com comprovação de viagem

06/12/2021 12:35
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Para realizar a coleta, deverá ser preenchido o Formulário do Viajante

A partir desta segunda-feira, 6, passageiros que chegam a Porto Alegre por via terrestre, de ônibus ou transporte individual, tendo como origem o exterior ou outros estados brasileiros poderão fazer a testagem para Covid-19 no Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para realizar a coleta, deverá ser preenchido o Formulário do Viajante e comprovada a viagem, com passagem de ônibus ou outro comprovante que explicite a passagem ou permanência no local de origem da viagem. Com a medida, a SMS estende para esses passageiros o protocolo já vigente para viajantes aéreos.

Poderão realizar a coleta do exame RT-PCR os passageiros sintomáticos ou não, sendo residentes de Porto Alegre ou aqueles que permanecerão na cidade por uma período mínimo de quatro dias. O prazo para a realização da coleta é de três a sete dias a partir do desembarque ou chegada na cidade, dependendo da condição de saúde. Passageiro sem sintomas, entre 3º e 7º dia após a chegada; com sintomas respiratórios, preferencialmente entre 3º e 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletado até o 8º dia.

A oferta foi ampliada com o objetivo de aumentar a vigilância para a possível entrada da variante ômicron na cidade, principalmente após a confirmação de caso da nova cepa no Rio Grande do Sul.

O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, destaca que o protocolo visa ao enfrentamento da pandemia a partir da identificação e manejo precoce de casos. “Assim, o protocolo será revisado e atualizado sempre que surgirem novas evidências”, enfatiza.

A partir do preenchimento do formulário, o passageiro receberá um email informando os procedimentos e local para a realização do exame.

No laboratório, deverão ser apresentados os originais dos seguintes documentos:

- Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial).

- Comprovante de residência/estadia em Porto Alegre:

* Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros;

* Para visitantes: comprovante de reserva em locais de hospedagem da cidade.

- Comprovação de chegada em Porto Alegre nos últimos 7 dias antes da testagem, podendo ser realizada por:

* Bilhete aéreo ou passagem de ônibus ou comprovante que explicite a permanência/passagem do viajante fora do Rio Grande do Sul há, no máximo, sete dias antes da coleta.

Quando a comprovação não for possível, o viajante deve acionar a vigilância em saúde do município, através do telefone 3289-2471 ou 3289-2472, para que seja analisada a pertinência do caso e prestadas orientações e informações necessárias sobre a testagem.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes