Saúde faz primeira reunião do Comitê de Enfrentamento às Violências
O Comitê de Enfrentamento às Violências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira, 13, a primeira reunião. As causas externas - que incluem acidentes e violências - são o principal motivo de morte em Porto Alegre na faixa etária dos 10 aos 39 anos, com os homicídios em primeira posição.
Participaram do encontro representantes das diretorias de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde e Assessoria de Planejamento. A representante da DVS Francilene Rainone explica que o objetivo é discutir casos de vítimas de violência notificados à Equipe de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da DVS. E, a partir de informes técnicos, definir fluxos e rede de acompanhamento para que Porto Alegre possa diminuir os índices de violência.
Para exemplificar, Rainone destaca: “uma notificação de violência autoprovocada é feita à DVS a cada sete horas; 45% delas são de repetição, ou seja, pessoas que já sofreram algum tipo de violência anteriormente ou já foram vítimas de autoagressão. A cada três dias uma pessoa comete suicídio na cidade”.
Na primeira reunião, a DVS apresentou dados das notificações de 2022: abuso sexual (964), tentativas de suicídio (916), negligência (554), violência física (454), autoagressão (107) e violência psicológica (77). O comitê integra uma das metas do Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento às Violências, com representação das coordenadorias de Saúde e das áreas técnicas das diretorias de saúde mental, do idoso, de crianças e adolescentes, da mulher, Coordenação de Políticas Públicas de Saúde, além de assessoria de planejamento e da DVS. As reuniões serão mensais.
Gilmar Martins