Saúde inaugura curso de promotoras em saúde integral LGBTQIA+
O curso Promotoras em Saúde Integral LGBTQIA+, voltado para a formação de agentes comunitários de saúde, oferece abordagem abrangente sobre temas como gênero, sexualidade e as necessidades especÃficas de saúde dessa população. Nesta terça-feira, 25, será realizado evento de lançamento, com inÃcio à s 8h30, no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
A formação será presencial, nas instalações da UFCSPA, com inÃcio em 25 de julho e término em 15 de agosto. O curso tem carga horária total de 40 horas, com aulas ministradas à s terças e quintas-feiras. Serão disponibilizadas 40 vagas, distribuÃdas igualmente entre as quatro coordenadorias de saúde municipais.
O programa visa a combater as desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS), frequentemente causadas pela discriminação e preconceito, seguindo os princÃpios e diretrizes da PolÃtica Nacional de Saúde Integral LGBT (PNSI-LGBT) e da PolÃtica Municipal de Saúde Integral da População LGBTQI+ (PMSI-LGBTQI+).
O projeto é desenvolvido em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, através do Programa de Pós-Graduação em ensino em Saúde, Instituto de Pesquisa do Rio Grande do Sul e Núcleo de Inclusão e Diversidade.
Andrea Brasil