Saúde lança materiais informativos bilíngues para imigrantes haitianos

30/06/2021 16:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto Anfòn foi apresentado nesta quarta-feira

Facilitar o acesso à saúde e a comunicação das equipes com a população imigrante haitiana está entre os objetivos de uma série de conteúdos bilíngues produzidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceiros. Chamado de Anfòn, que em haitiano significa estado de equilíbrio entre corpo, alma e mente, o projeto foi lançado na tarde desta quarta-feira, 30, no auditório do Centro de Saúde Santa Marta. 

Durante o evento, foi apresentada a primeira peça, um cartaz contendo o fluxo de acesso à saúde na Capital. O material será distribuído nas unidades e serviços, além de entidades de atendimento a imigrantes. "Este projeto é muito importante para ampliarmos o acesso e a comunicação dos imigrantes junto às equipes", afirma a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. "Pelos dados do e-SUS, temos mais de 3 mil usuários cadastrados e conseguir acolhê-los nas suas necessidades é um dos nossos objetivos", completa.

O projeto é composto de três eixos temáticos, com a produção de materiais bilingues em cada um deles: direitos de acesso à saúde e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS); violência contra a mulher no contexto da imigração; e alimentação e bem-viver. 

Inclui a produção de áudio informativo e e-books para WhatsApp, material on-line de orientação aos profissionais e cartilha de prevenção à violência dirigida à mulher imigrante. A construção das peças conta com a participação de integrantes da comunidade haitiana residentes em Porto Alegre. 

Parcerias - Coordenada pela área técnica de saúde do imigrante do núcleo de equidades da Diretoria de Atenção Primária da SMS, a iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações, projeto Parte Design Comunitário, Associação de Integração Social (Ainteso) e mediadoras interculturais Rebecca Bernard, Rood-Marline, Jéssica Thymotus e Jenny Ylerat.

O lançamento do projeto Anfòn marca o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, e o Dia Mundial do Refugiado, em 20 de junho. Nesta quinta-feira, 1°, os resultados do projeto serão apresentados às 17h30, no canal do Nepemigra/Ufrgs no YouTube. 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça