Saúde leva atendimento a moradores do bairro Sarandi
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) integraram-se nesta segunda-feira, 1º, ao mutirão social com a oferta de diversos serviços a moradores do bairro Sarandi, Zona Norte. O atendimento segue até quarta-feira, 3, das 9h às 17h, no Clube Comercial Sarandi (avenida Salvador Leão, 277). A ação é promovida pelo Exército Brasileiro e Defensoria Pública da União.
A aposentada Gilcema Martins, 64 anos, aproveitou para fazer uma revisão de saúde, verificando a pressão arterial e a glicose. “Ações como esta são muito úteis para nós aqui do bairroâ€, diz.  Â
Na área da saúde, os moradores têm acesso a atendimento médico e de enfermagem com apoio de profissionais da Força Nacional do SUS, testes rápidos para infecções sexualmente transmissÃveis, escuta em saúde mental e práticas integrativas e complementares. Profissionais atendem na farmácia móvel com prescrição e entrega de medicamentos.
As equipes distribuem materiais informativos, e uma tenda garante a imunização contra gripe, Covid-19, difteria e tétano. "É importante integrar-se a ações voltadas à população que sofreu com as cheias e que ainda não retomou a vida normal'', afirma a a diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz.
Orientações - A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece dúvidas sobre o processo de recuperação da comunidade. Entre as atividades estão orientações de limpeza e desinfecção de caixas d'água e distribuição de água potável para consumo humano, além de conversa com a comunidade sobre cuidados com higiene na limpeza dos ambientes. As ações são feitas em parceria com instituições como Unicef, Cruz Vermelha Internacional e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Lissandra Mendonça