Saúde leva serviços e atividades à 51ª Semana da Restinga
Vacinação, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, orientações para eliminar criadouros do mosquito que transmite a dengue e aulão especial para idosos foram alguns dos serviços que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou à 51ª Semana da Restinga, neste sábado, 22. Equipes da Unidade Móvel de Saúde, Consultório na Rua, Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e Comitê de Saúde da População Negra estão disponíveis até as 16h para atender a comunidade que circular pela Esplanada da Restinga (estrada João Antônio da Silveira).
Pela manhã, integrantes do projeto Viver Mais e Melhor promoveram aulão da Consciência Negra, que animou e levou movimento e motivação a idosos moradores da região. “Eu gosto das aulas porque são qualidade de vida, excelência, amizade, convivência e alegria”, diz a aposentada Tânia Duarte, que faz o acompanhamento na Unidade de Saúde Moradas da Hípica.
Dia D contra a dengue - A enfermeira Elisabete Sabka, da equipe de Vigilância Ambiental da DVS, explica que a população deve aprender a identificar possíveis locais de criadouros do mosquito Aedes Aegypti para fazer a eliminação e evitar que se reproduzam.
“São locais mais sombreados, onde pode ter uma pequena quantidade de água, como potes de plantas, tampinhas de garrafas e sacolas plásticas, que se tornam locais propício para o mosquito colocar os ovos. Então, precisamos revisar os pátios e residências e eliminar os criadouros”, orienta.
Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias entregaram materiais educativos voltados ao público infantil, como jogos e revistas em quadrinhos, que abordam temas relacionados à prevenção e promoção da saúde ambiental.
Gilmar Martins
