Saúde leva testes rápidos ao Campo da Tuca e universidade

13/12/2019 08:57
Luciano Lanes / PMPA
SAÚDE
Nesta sexta, exames estarão disponíveis das 8h30 às 11h30, no Campo da Tuca

Testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações de prevenção e distribuição de preservativos estão entre os serviços oferecidos na unidade móvel do projeto Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira, 13, os exames estarão disponíveis das 8h30 às 11h30, na comunidade do Campo da Tuca (rua Sobral, 771), bairro Partenon. Já na terça-feira, 17, o ônibus estaciona no Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com acesso pela rua Sarmento Leite, ao lado da Faculdade de Engenharia, onde ficará das 9h às 16h.

A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. O trabalho é feito por servidores, e não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade.
 
Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Outras informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl