Saúde leva testes rápidos à Redenção pelo Mês das Hepatites Virais

09/07/2022 08:14
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ampliar diagnóstico das hepatites B e C está entre os objetivos da SMS

O ônibus Fique Sabendo estará no Parque Farroupilha (Redenção) neste final de semana com testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis. A ação integra a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais. Sábado, 9, o ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estaciona na Feira dos Agricultores Ecologistas, das 9h às 13h. Já no domingo, 10, integra a programação da Caminhada pela Vida, das 9h às 13h, próximo do Monumento ao Expedicionário.

“Com testes rápidos disponíveis no Sistema Único de Saúde, é possível fazer o diagnóstico das hepatites e outras infecções sexualmente transmissíveis em minutos”, afirma o hepatologista da SMS, Eduardo Emerim. A hepatite provocada pelo vírus C tem maior chance de se tornar crônica, caracterizando-se como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. 

“Um dos grandes desafios mundiais é aumentar a taxa de diagnóstico e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde”, comenta Emerim. De acordo com o médico, hoje a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%. 

Aumentar o número de pacientes em tratamento para eliminar as hepatites virais até 2030 está entre as metas da Capital no Plano Municipal de Saúde e no Plano de Enfrentamento à Doença, lançado em julho de 2021, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. 

Testes rápidos estão disponíveis para toda a população residente em Porto Alegre de segunda a sexta-feira, em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27. 

Ônibus Fique Sabendo na Campanha Julho Amarelo
Sábado, 9h às 13h, e domingo, 9h às 13h, no Parque Farroupilha (Redenção)
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes