Saúde mantém atendimentos à população na Ilha da Pintada
Mesmo com a elevação das águas no bairro Arquipélago, a Secretaria Municipal de Saúde segue garantindo assistência à população da Ilha da Pintada. A unidade local opera de forma adaptada junto à Defesa Civil, com estrutura provisória em frente à subprefeitura, funcionando das 9h às 12h e das 13h às 16h com serviços médicos, de enfermagem e dispensação de medicamentos.
Entre os dias 18 e 29 de junho, foram registradas 205 consultas médicas e de enfermagem, com a realização de 35 curativos e 31 dispensações de medicamentos. O pico foi na última terça-feira, 24, com 49 atendimentos em um único dia.
A estratégia da SMS combina estruturas provisórias, unidades móveis e parcerias institucionais para manter o cuidado nas ilhas. As obras de reconstrução da unidade, danificada pela enchente de maio de 2024, seguem em andamento, mas sofreram interrupção na semana passada devido à elevação do GuaÃba.
Pacientes atendidos pela Unidade de Saúde Ilha dos Marinheiros também são referenciados para atendimento na estrutura da Ilha da Pintada ou no Centro de Saúde Navegantes.
Â
Gilmar Martins