Saúde oferece osteopatia para crianças na Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a oferecer atendimento osteopático para crianças até seis anos de idade na Capital. Com dez anos de atuação, Porto Alegre se destaca entre as primeiras cidades a disponibilizar esse tipo de atendimento para adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No contexto pediátrico, o tratamento é recomendado para casos de cólicas, dificuldades na amamentação, inquietação, problemas respiratórios, bloqueios de movimento, dificuldades de deglutição, engasgos e excesso de salivação. "O osteopata auxilia nas disfunções que podem prejudicar e atrasar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança", explica a osteopata do Instituto Brasileiro de Osteopatia, Celita Beck.
O tratamento também se aplica a situações como a da pequena Alice, de 11 meses, que enfrenta um problema de torcicolo e teve a primeira consulta na segunda-feira, 2. A mãe, Jaqueline, estava animada, e a bebê aceitou o tratamento com tranquilidade. A terapia é manual, baseada na anatomia do corpo humano, concentrando-se na reabilitação de condições que afetam ossos, tecidos e articulações, com o objetivo de restaurar a normalidade do movimento estrutural e aliviar desconfortos e dores.
A osteopatia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da SMS, sendo o Instituto Brasileiro de Osteopatia parceiro desde a implantação do serviço, em 2012. Essas práticas consistem em tecnologias complementares à medicina e promovem o estabelecimento de um vÃnculo terapêutico. Para ter acesso, os moradores da Capital atendidos pelo SUS devem dirigir-se à unidade de saúde de referência e solicitar encaminhamento.
Â
Andrea Brasil