Saúde orienta setor de indústrias de panificação e confeitaria

29/08/2018 14:24
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Alvarás para indústrias do setor passaram a ser emitidos pela Vigilância em Saúde

Profissionais de 15 indústrias de panificação e confeitaria que também têm alvará para comércio de pães e doces participaram na manhã desta quarta-feira, 29, da capacitação “Conversando com a Vigilância Sanitária Municipal sobre licenciamento e boas práticas das indústrias de panificação e confeitaria”. Na ocasião, responsáveis técnicos, proprietários e funcionários das empresas foram orientados sobre os procedimentos necessários para solicitação do alvará de saúde dos estabelecimentos e as exigências sanitárias para a atividade de indústria nos ramos da panificação e confeitaria.

O representante da padaria e restaurante Baalbek, André Anele, destacou que iniciativas como a desta manhã são importantes, e que a interação com a Vigilância Sanitária contribuem para que os responsáveis pelos estabelecimentos saibam se estão no rumo certo ou se precisam fazer correções nos processos de trabalho. “Ninguém erra de forma proposital, mas sim por desconhecimento”, frisou Anele. Para ele, a vigilância em saúde tem papel importante a desempenhar na orientação dos empreendedores. “Foi isso que vimos neste encontro”, finalizou.

A capacitação foi promovida e realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). “Com informação adequada, os profissionais, proprietários e responsáveis técnicos poderão exercer o trabalho de forma segura, oferecendo ao consumidor produtos com qualidade”, destacou a médica veterinária Ana Helena Cunha Maia, que ministrou a capacitação.

A técnica explica que, até o início do segundo semestre deste ano, os alvarás de saúde eram concedidos de forma distinta pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre (concedia para os estabelecimentos com atividade de comércio) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (que expedia os alvarás para os estabelecimentos com indústria). A partir deste semestre, todo o trabalho passa a ser feito pela Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da CGVS.

Porto Alegre conta com 61 indústrias de panificação e confeitaria, das quais 20 também têm alvará para atividade de comércio. Entre setembro e dezembro, a EVA fiscalizará esses 20 estabelecimentos. Os locais com alvará para comércio já são fiscalizados rotineiramente pela equipe. 

A próxima capacitação para o setor será oferecida em 26 de setembro, das 9h às 12h. As inscrições serão abertas nos próximos dias.    

 

Andrea Brasil