Saúde promove ação integrada na Escola Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre promoveu, nesta quarta-feira, 24, ação de saúde integrada na Escola Porto Alegre (EPA). O local atende adolescentes e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade e em situação de rua na Capital (fotos).
Durante a ação, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foram realizados alguns exames, dentre eles o de acuidade visual que mede a capacidade funcional de visão do indivíduo. Conforme o diretor da EPA, Paulo Gilberto Klein, alguns alunos relataram aos professores dificuldades para enxergar. “Procuramos a SMS para solicitar essa avaliação aqui na escola, uma vez que os nossos alunos não têm condições de realizar o exame e de adquirir um óculos de grau”, afirma.
Essa é a situação de dona Margarida Cabral, de 64 anos, aluna do 6º ano que passou pela triagem e foi encaminhada ao oftalmologista. “Tenho a visão turva e muita dificuldade de conseguir ler o que está escrito no quadro-negro”, conclui.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola da SMS, Annelise Krause, esta ação foi especial pois o programa Porto Olhar Alegre, que fornece óculos e testes de visão, é destinado apenas as crianças das séries iniciais do ensino fundamental e adolescentes. “Garantimos equidade no SUS ao também incluir esta população no programa”, destaca. Além da avaliação de acuidade visual foram realizados também exames de estado nutricional e saúde bucal.
Gilmar Martins