Saúde promove ações de prevenção ao câncer pelo Outubro Rosa

16/10/2018 08:45

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma série de atividades que marcam o mês de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero. As ações que integram o Outubro Rosa são promovidas em diversas unidades de saúde da Capital, no sentido de conscientizar as mulheres quanto à importância do autocuidado.

Nesta terça-feira, 16, a equipe de odontologia da Unidade Primeiro de Maio (rua Professor Oscar Pereira, 6199 - Cascata) realizará, às 9h30, palestra sobre autoestima e saúde da mulher. Durante a tarde, às 14h30, o tema abordado será prevenção do câncer de mama e a importância da coleta de citopatológico, seguido de orientações de beleza e sorteio de brindes.

Com o objetivo de trabalhar o equilíbrio emocional, na quarta-feira, 17, a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes (estrada João Antônio da Silveira, 3700 – Restinga) ofertará aula de ioga e atividades que estimulam a autoconfiança feminina, das 10h às 15h. No mesmo dia, a Unidade de Saúde Fradique Vizeu, que fica na rua Frederico Mentz, 374 – Navegantes, promove roda de conversa para esclarecer questões relacionadas à saúde da mulher. Na sexta-feira, 19, a Unidade Chácara da Fumaça (estrada Martim Félix Berta, 2432 - Rubem Berta) ofertará consultas de enfermagem voltadas à prevenção do câncer de mama.

Sábado especial – Neste sábado, 20, diversas unidades estarão abertas para oferecer serviços e exames preventivos. O objetivo é estimular a participação da população no controle do câncer de mama e colo uterino, com a troca de informações sobre as doenças, proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

- US Cruzeiro do Sul (8h às 12h): exame clínico das mamas; solicitações de mamografia; coleta de exame citopatológico de colo uterino; testagem rápida para HIV, HCV, sífilis e hepatite B; sala de espera com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e Aids (IST/Aids), sexualidade, planejamento familiar e acompanhamento do Bolsa Família.

- US Jardim Protásio Alves (8h às 17h): realização de exames de mamas, preventivo do colo uterino e testes rápidos de ISTs; encaminhamentos de exames complementares; sala de espera com orientação de autoexame das mamas, anticoncepção, prevenção de ISTs.

- US Santo Alfredo (8h às 12h e 13h às 17h): consultas de enfermagem em saúde da mulher com coleta de citopatológico; sala de espera com usuárias agendadas e beneficiários do Bolsa Família, a fim de sensibilizar sobre planejamento familiar, ISTs e tuberculose; consultas odontológicas, orientações de higiene bucal, oferta de testes rápidos, oficina de embelezamento e pintura de unhas, com instruções de higiene pessoal.

- US Santa Helena (8h às 12h e 13h às 17h): roda de conversa sobre saúde da mulher, colocando em discussão assuntos de saúde reprodutiva e sexual, saúde da trabalhadora, cuidados na gestação e primeira infância e situações de violência. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite C, estarão disponíveis na Unidade Móvel do projeto Fique Sabendo. Também haverá coleta de citopatológico e solicitação de mamografia, atividades de beleza e bem-estar, além do Baile da Saúde, a partir das 14h30, no CTG da região. 

- US Maria da Conceição (8h às 17h): solicitação de exame de mamografia para as mulheres a partir de 50 anos de idade, testes rápidos para as mulheres que realizarem o exame citopatológico, assim como para as idosas que consultarem no dia; ação de educação em saúde com as usuárias que vierem coletar o exame citopatológico referente à tuberculose (sintomas, formas de transmissão, como acontece o tratamento e a cura); orientações em educação em saúde para o combate à dengue, infecções sexualmente transmissíveis e ao uso correto do preservativo; avaliação antropométrica, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, com posterior orientação de hábitos saudáveis de vida.

- US Ernesto Araújo (8h às 17h): oferta de exames das mamas, solicitação de mamografia, quando indicada, coleta de citopatológico de colo uterino, orientação de planejamento familiar e solicitação de exames laboratoriais, quando indicados; oferta de testes rápidos para detecção de ISTs; oferta de vacinas, oficinas de autocuidado (às 9h, 11h, 13h e às 15h), acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família de mulheres com vínculo ao programa; consultas odontológicas previamente agendadas.

- US Esmeralda (8h às 17h): coleta de citopatológicos e solicitação de mamografias para a população dentro da faixa etária para rastreio do câncer de colo de útero e de mama; realização de oficinas e rodas de conversa sobre hábitos de vida saudáveis, autoexame da mama, adoção de atividades físicas, técnicas de relaxamento e embelezamento; testes rápidos e orientações de prevenção e tratamento de ISTs; consultas de planejamento familiar e contracepção.

- US Campo da Tuca (8h às 17h): coleta de citopatológicos, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos; atividades culturais e salas de espera intercaladas com as ações de educação em saúde; espaço kids e contação de histórias. 

Confira a lista completa de atividades do mês da mulher nas unidades de saúde neste link. Outras orientações podem ser obtidas na unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia em Porto Alegre.

Leia mais:

Saúde orienta sobre câncer de mama e colo de útero

 

Denise Righi