Saúde promove formação estratégica para fortalecer gestão e qualificar assistência à população
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove ao longo do ano o Ciclo de Desenvolvimento Administrativo-Financeiro, que reunirá mais de 200 profissionais. A formação possui nove cursos nas áreas de gestão financeira, fiscalização de contratos e serviços, administração de contratos, parcerias institucionais, Lei Geral de Proteção de Dados, legislação trabalhista (incluindo a CLT e normas correlatas), gestão do conhecimento e licitações públicas. Os encontros ocorrem na Unisinos, Campus Nilo Peçanha.
Na última quarta-feira, 2, ocorreu o encerramento da primeira turma de gestão financeira, das cinco previstas dentro do tema, cada uma com 30 alunos. Foram dez encontros, totalizando 30 horas/aula. Entre os objetivos da formação está a valorização profissional e a qualificação da assistência em saúde à população. “Quando qualificamos a área meio, estamos melhorando a assistência”, afirma a psicóloga Luciana Avila, da Equipe de Desenvolvimento da SMS.
A formação foi organizada com base no levantamento de necessidades junto aos trabalhadores. “A proposta de metodologia do curso é ativa, pois parte da vivência da prática dos alunos”, explica Luciana. Nos dez encontros, os alunos discutiram problemas reais identificados na SMS. Ao longo da programação, os participantes prepararam trabalho de conclusão em grupo, no qual apontaram um problema e propostas de soluções.
Para a coordenadora de Atenção Especializada da Diretoria de Atenção Primária, Claudia Loss, o curso valoriza a importância de capacitar os servidores que realizam a gestão do município, além de mostrar uma visão mais ampla dos processos de gestão e financeiros. “O conhecimento adquirido vai impactar na qualidade do trabalho que prestamos na secretaria”, diz. Segundo ela, a integração entre os diversos setores foi outro fator importante. “Poder discutir as peculiaridades de cada diretoria faz com que tenhamos conhecimento do funcionamento de outras áreas além das nossas, o que enriquece o trabalho”, acredita Claudia.
A elaboração do ciclo foi possível a partir de contrapartida da Unisinos, cujos alunos utilizam os campos de prática da SMS. Professores da universidade fizeram um diagnóstico das necessidades dos setores, incluindo Atenção Primária, Regulação, Contratos, Auditoria, Diretoria Administrativa, Fundo Municipal de Saúde, Hospital de Pronto Socorro e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Após, foi realizado o planejamento das atividades, em conjunto com a Equipe de Desenvolvimento da secretaria.
Ao final da formação, todos com o mínimo de 75% de frequência recebem certificado. O ciclo será encerrado com a realização de um seminário, no qual os participantes apresentarão os projetos desenvolvidos.
Andrea Brasil