Saúde promove seminário em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais 

25/07/2023 18:52

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (Caist), realizou, na tarde desta terça-feira, 25, o seminário “Protagonismo de Porto Alegre na Eliminação das Hepatites Virais”. O evento é alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Ministrado pelo médico hepatologista e coordenador do programa de hepatites virais da área técnica da Caist, Eduardo Emerim, o seminário teve início com uma exposição contextual voltada especificamente à hepatite C. Na sequência, sob a apresentação do médico gastroenterologista do SAE Santa Marta, Dr. Davi Artur Kuhn, o tema foi direcionado para a compreensão da hepatite B. Ambas são inflamações no fígado causadas por vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo. 

“A capacitação tem um enfoque maior do que simplesmente fazer uma atualização do tema. O objetivo principal é mostrar o que a Caist tem feito em parceria com a atenção primária, especialmente com as políticas públicas de saúde, mostrando a resposta que estas ações multidisciplinares e intersetoriais têm dado para o enfrentamento destes agravos na cidade”, comenta Emerim.

Capital com a maior taxa de detecção de hepatite C do Brasil, Porto Alegre tem como meta eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030. Com base nisso, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a necessidade de investimento na oferta de testes e ações de maneira preventiva frente à doença. "As hepatites são doenças silenciosas e só com a testagem poderemos nos antecipar para combatê-las. Por isso, precisamos dos nossos agentes comunitários, que são essas pessoas que batem de porta em porta para conscientizar e encorajar a população, É importante ampliarmos as ações de testagem e o acesso ao tratamento", destaca o secretário. 

Realizada no auditório Ruy Cirne Lima, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, o evento contou, ainda, com a participação da assessora técnica da POP Rua, Veridiana Farias Machado, que falou durante a abertura da cerimônia.

 

Eduardo Ely (estagiário)/Supervisão: Carolina Zeni

Gilmar Martins