Saúde reavalia estratégias de combate à dengue

10/10/2025 12:19

Depois de dois dias de debates e trabalho em grupo, termina nesta sexta-feira, 10, a Oficina de Lições Aprendidas sobre o Plano Municipal de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A coordenação municipal foi da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde trouxeram a metodologia para o trabalho, com discussão de seis cenários fictícios para avaliar a atuação dos diferentes setores da prefeitura e da Secretaria de Saúde para o enfrentamento à dengue em situação de epidemia. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde também participaram dos trabalhos. 

O resultado da Oficina vai permitir à Secretaria de Saúde atualizar o Plano Municipal de Contingência de Arboviroses para 2026, garantindo que ele reflita a realidade atual do território, as capacidades construídas e os desafios que a cidade ainda precisa enfrentar em relação ao tema.

“Desde quarta-feira, 8, tivemos um espaço construído coletivamente para refletirmos sobre o que foi realizado, avaliarmos nossas estratégias e identificarmos caminhos de aprimoramento no enfrentamento das arboviroses em Porto Alegre”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Medeiros. 

No trabalho conjunto, foi possível olhar para essa trajetória com atenção e senso crítico, para reconhecer as experiências bem-sucedidas, identificar as fragilidades e propor melhorias que tornem as respostas mais rápidas, integradas e efetivas. “A intenção é evitar desfechos desfavoráveis, como óbitos por dengue”, diz Medeiros. 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil