Saúde reforça importância de atualizar caderneta de vacinação das crianças contra pólio
Neste 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção contra essa doença, já erradicada no Brasil desde 1994 mas que representa ameaça já que o vÃrus ainda existe. A poliomielite é uma doença viral que pode causar paralisia irreversÃvel e até levar à morte, principalmente em crianças menores de 5 anos. A única forma de prevenção é a imunização, e, por isso, manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial para proteger as crianças.
Atualmente a cobertura vacinal de Porto Alegre correspondente à pólio em crianças menores de 1 ano está em 84,02%, e o ideal é 95%. A criança deve ser imunizada contra a poliomielite aos dois, quatro e seis primeiros meses de vida. Já as doses de reforço devem ser aos 15 meses e aos 4 anos.
A Campanha de Multivacinação ocorrerá de 18 a 30 de novembro, com o Dia D marcado para 23 de novembro, sábado, quando todas as unidades de saúde da Capital funcionarão das 9h à s 18h. Para facilitar o acesso das famÃlias, nove unidades de saúde estarão abertas no feriado do dia 20 de novembro, quarta-feira, e no sábado, 30 de novembro. Os centros de saúde serão divulgados oportunamente.
Durante a campanha, são diversas oportunidades para atualizar todas as vacinas, incluindo a imunização contra a poliomielite. A vacinação é segura, eficaz e gratuita e está disponÃvel em todas as unidades de saúde da Capital.Â
Â
Andrea Brasil