Saúde vacina 3,3 mil contra sarampo em escolas, universidades e quartéis

03/12/2018 15:31

Até o dia 29, foram vacinados em escolas, universidades e unidades do Exército em Porto Alegre 3.315 adolescentes e jovens. Divulgado nesta segunda-feira, 3, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde não inclui registros do último dia de novembro. A ação para vacinar jovens em universidades tem continuidade nesta segunda, 3, e terça-feira, 4. Nos primeiros dias, foram administradas 227 doses da vacina em jovens universitários. Nas 69 escolas públicas que já receberam equipes da SMS, o número de doses da vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, o número de doses até o dia 29 foi de 2.947. 

Em relação ao Exército, os registros indicam 141 doses feitas, em uma ação, comandada pelo próprio Exército. O calendário em quartéis também será mantido no mês de dezembro. O número de pessoas com sarampo em Porto Alegre mantém-se estável: são 38 casos confirmados da doença. Três permanecem em investigação. 

Como a maior parte dos doentes tem entre 15 e 29 anos, a SMS decidiu intensificar a vacinação em ações extramuros. A intenção é aumentar a cobertura vacinal, atualizar a situação vacinal de adolescentes e jovens na faixa etária mais afetada pela doença e, com maior número de pessoas imunizadas, diminuir a circulação do vírus. 

A vacina trípllice viral faz parte do calendário anual para crianças, adolescentes e adultos. A enfermeira do Núcleo de Imunizações da SMS Renata Capponi explica que o imunobiológico está disponível para todas as pessoas até 49 anos. "Além das ações extramuros atuais, a rede municipal mantém a vacinação contra sarampo durante todo ano. Procure uma unidade de saúde e atualize a sua situação vacinal. A vacinação é a melhor forma de prevenção do sarampo", explica a técnica.    

 

Patrícia Coelho

Elisandra Borba