Segurança do paciente é pauta de seminário organizado pelo HPS
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) promoveu nesta sexta-feira, 15, o 1º Encontro de Segurança do Paciente, das 9h às 17h, no Centro Cultural da UFRGS. Os assuntos em pauta incluíram panorama atual e perspectivas para o futuro na área, metodologias para envolvimento do paciente na própria segurança e a estratégia Closer to Zero, sistemática seguida pelo hospital para prevenir casos de lesões por pressão, as chamadas escaras.
A programação é alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado neste domingo, 17, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema desta edição é engajamento da comunidade para a segurança do paciente.
A enfermeira e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Risco do Hospital Ernesto Dorneles (HED), Cassiana Prates, falou do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído no país em 2013. O documento recomenda que as instituições de saúde tenham núcleos para gerenciar eventos adversos dentro de hospitais e implantem protocolos de segurança do paciente.
Entre as orientações básicas estão identificação correta do paciente, comunicação, cirurgia segura, prevenção de infecção, prevenção de lesão por pressão e prevenção de quedas. “O objetivo é garantir a segurança dos pacientes internados e operacionalizar ações de segurança hospitalar”, afirmou. Segundo Cassiana, a questão está relacionada a falhas de fluxo ou processo e não em erro do profissional ou má prática. Além disso, a tendência mundial é incluir o paciente e os familiares nessa jornada de cuidar da própria segurança durante o atendimento em saúde.
Também do HED, Melissa de Feitas Luzia apresentou a plataforma utilizada para dar voz ao paciente e ensinar metas de segurança, com vídeos, podcasts e programas sobre como o paciente pode se cuidar. “A partir da plataforma, o paciente pode avaliar como ele percebe a atuação do hospital”, explicou Melissa.
Cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram do seminário. A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, o diretor-técnico, Ronei Azolch, a diretora de enfermagem, Renata Brasil, e a coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco, Marcelle Schettert, integraram a mesa de abertura. Durante a programação, foram palestrantes ainda profissionais da Santa Casa de Misericórdia, HPS e Grupo Hospitalar Conceição.
Andrea Brasil