Segurança do paciente estimula ações nos serviços de saúde

17/09/2021 18:47
Cristine Rochol/PMPA
SMS
No HPS, o Serviço de Epidemiologia e Gestão de Riscos mobilizou funcionários e colaboradores

Celebrado nesta sexta-feira, 17, o Dia Mundial da Segurança do Paciente promove a conscientização dos profissionais de saúde, gestores, pacientes e da sociedade para a necessidade de implementar práticas de segurança nos serviços de saúde. No Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, o Serviço de Epidemiologia e Gestão de Riscos mobilizou funcionários e colaboradores com diversas atividades ao longo da semana. (fotos)

Uma delas foi a gincana interativa, na qual sete áreas do hospital participaram de tarefas, elaboraram vídeos, responderam a um quiz e arrecadaram alimentos para uma instituição de caridade. Além disso, foi elaborada a cartilha Paciente Seguro, voltada ao envolvimento do paciente com o próprio cuidado. O informativo traz dicas estratégicas, desde a entrada no hospital até o momento da alta.

Vídeos informativos - Para cada dia da semana, o HPS preparou vídeos explicativos com temas relacionados à higiene das mãos, lesão por pressão, identificação segura e direitos do paciente que está internado. Colaboradores, enfermeiros e a direção de enfermagem explicaram o que são essas ações e o que pode ser feito para evitar e reduzir qualquer dano ao paciente.

Dicas - Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Por isso, as práticas de segurança são importantes para garantir a redução de danos evitáveis ao mínimo aceitável, além de permitir reconhecer potencialidades e fragilidades que nortearão ações de melhorias de modo a construir uma cultura positiva e forte dentro das instituições de saúde. 

Conheça orientações para garantir a segurança no ambiente hospitalar:
1- Confira na pulseira de identificação de paciente e na placa no leito hospitalar se os dados estão corretos.
2- Pergunte sempre, esclareça as dúvidas sobre sua condição de saúde aos profissionais que o atendem.
3- Fique atento à higiene de mãos. Lave com frequência e verifique se os profissionais o fazem sempre antes de tocar em você.
4- Informe à equipe se você usa algum medicamento ou tem alguma alergia.
5- Previna quedas. Evite andar pelo quarto sozinho. Mantenha a campainha de chamada da equipe próxima a você.

 

Yan Dias (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins