Semana de Saúde Bucal destaca importância de qualificar o cuidado

25/10/2022 15:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atividades visam orientar os profissionais da rede municipal

A programação da 21ª Semana Estadual de Saúde Bucal e 12ª Semana Municipal de Saúde Bucal começou nesta terça-feira, 25, com encontros e debates. A ideia é orientar os profissionais e qualificar o cuidado de doenças da boca. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com outros órgãos e entidades da odontologia, promove atividades de qualificação dos profissionais da rede de saúde do Município.

A programação inclui atividade on-line com a publicação de vídeo disponível a profissionais no youtube.com/saudepoa. O conteúdo aborda o atendimento odontológico da população em situação de rua, com o depoimento de duas cirurgiãs-dentistas sobre a importância do acolhimento e formação de vínculo com esse público. Traz ainda a experiência vivenciada por uma pessoa em situação de rua após receber tratamento odontológico.

Na tarde desta terça-feira, 25, teve início um seminário de capacitação voltado a cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal, no salão nobre e no anfiteatro da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Na pauta, temas como biossegurança, manejo clínico odontológico em hipertensos e diabéticos, manifestações bucais do Monkeypox e qualidade de vida para os profissionais. 

O encontro trata ainda de periodontia, especialidade da odontologia direcionada à prevenção, diagnóstico e tratamento dos tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. A programação vai até quinta-feira, 27, organizada pela SMS, Secretaria Estadual de Saúde, Atitus e Sobracid, com apoio do Comitê de Entidades de Classe da Odontologia.

Conforme a coordenadora da área na SMS, Monica Hermann, promover a saúde bucal e incentivar a adoção de cuidados é fundamental. Ela ressalta que um adequado controle de higiene, uma dieta equilibrada e a procura de atendimento profissional periodicamente evitam a maioria dos problemas de saúde da boca. 

Confira a programação completa neste link.

Vanessa Conte

Gilmar Martins