Seminário debate a saúde do trabalhador
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (Cerest POA), abriu nesta segunda-feira, 15, as inscrições para o seminárioAs interfaces da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde (APS). O evento ocorrerá em 9 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (rua Siqueira Campos, 1300/14º - Centro Histórico). O seminário é dirigido a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na APS, incluindo os que trabalham em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
O prazo de inscrições se estende até 2 de novembro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário eletrônico. O evento pretende esclarecer o papel do trabalho enquanto determinante do processo saúde-doença. Também contribuir na melhoria da qualidade das informações de interesse à saúde do trabalhador e explicitar o caráter transformador da Vigilância em Saúde do Trabalhador sobre os processos de trabalho.
A coordenadora do Cerest POA, Fabiana Hermes, destaca que a transversalidade das ações é essencial para a garantia da integralidade do cuidado ao trabalhador. “Reunir os diferentes setores e oferecer informações e debate sobre os temas é mais uma ferramenta visando ao aprimoramento das políticas públicas de atendimento à saúde do trabalhador”, enfatiza.
O Cerest POA visa à capacitação técnica da rede do SUS, nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho. O Centro é referência para 48 municípios das regiões Metropolitana, Carbonífera e do Litoral Norte, que compreendem a 1º, 2º e 18º Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS/RS). Com sede em Porto Alegre, o Cerest POA promove, assessora e incentiva ações em saúde do trabalhador na região de abrangência.
Denise Righi