Seminário discute plano de atenção à saúde da pessoa idosa institucionalizada

26/11/2024 12:20
Giovanna Rosito/PMPA
Saúde
Programação vai até as 16h30, no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta terça-feira, 26, seminário sobre o Plano de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa Institucionalizada. A programação começou às 9h e vai até as 16h30, no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na rua Sarmento Leite, 245.

Entre os temas em debate estão os dados demográficos e epidemiológicos da população idosa em Porto Alegre e as atribuições da Vigilância Sanitária frente às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Também vai abordar a atuação da Vigilância Epidemiológica frente às ILPIs e o papel da assistência social no acolhimento desse público.

Conforme a coordenadora da área de Saúde do Idoso na SMS, Clésia Ziemann, o encontro é uma oportunidade para construir o Plano de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Institucionalizada. “O seminário serve para instrumentalizar os profissionais na construção de um plano de cuidado que inclui a assistência social, a saúde, o Conselho Municipal do Idoso, todos articulados com o mesmo propósito de qualidade do atendimento”, explica.

Participam do seminário servidores da SMS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), além de representantes de instituições de longa permanência de idosos. A abertura contou com a participação do secretário-adjunto de Saúde, Cesar Sulzbach, do promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Edes Ferreira dos Santos Cunha, da diretora de Atenção Primária, Vania Frantz, da diretora-adjunta de Vigilância em Saúde, Aline Medeiros, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elisiane Albuquerque, da diretora técnica da Fasc, Loiva Diedrich, e da coordenadora do Idoso na SMDS, Mariana Nunes.

Porto Alegre é a cidade mais longeva do Brasil, tendo 23,2% da sua população idosa (IBGE 2022), que corresponde em mais 300 mil idosos, sendo 280 mil cadastrados na Atenção Primária em Saúde.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil