Sensores para radiografia digital qualificam emergência odontológica

19/07/2022 16:49
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Tecnologia captura imagens em alta definição, agilizando diagnóstico e atendimento

A odontologia do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), no bairro Santa Tereza, recebeu sensores para radiografia digital com a intenção de qualificar o serviço de emergência 24 horas. A tecnologia substitui os filmes radiográficos e captura imagens digitais de melhor qualidade em alta definição, agilizando diagnóstico e atendimento.

A chefe do núcleo de odontologia, cirurgiã-dentista Liliane Hilgert, explica que a ideia é ter mais rapidez na aquisição e visualização das imagens, que aparecem instantaneamente na tela do computador. “Além disso, propicia a diminuição da exposição à radiação, uma vez que os sensores são sensibilizados com menor tempo de exposição, evitando a necessidade de repetição por eventuais erros de processamento”, afirma. Outra vantagem é que os sensores reduzem a contaminação ambiental, pois eliminam a fase de processamento com líquidos de revelação e películas que contêm lâminas de chumbo.

Localizado na rua Professor Manoel Lobato, 151, o serviço de odontologia do Pacs é o único atendimento de emergência odontológica da cidade pelo SUS que funciona 24h por dia, durante os sete dias da semana. No local, são prestados atendimentos de urgência que incluem dor de dente, traumas dentários, grandes edemas com origem odontogênica e hemorragias orais. Está vinculado à Diretoria de Assistência Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes