Serviço amplia acesso e distribui 2,4 mil autotestes de HIV na Capital

23/08/2022 15:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Armário no Shopping Total está entre as opções de local para retirada de autotestes

O acesso a autotestes de HIV e orientações de prevenção está mais fácil em Porto Alegre. O projeto A Hora é Agora, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribuiu 2.443 unidades em dez meses, de outubro a julho, e agora coloca um WhatsApp à disposição.

A estratégia traz novas opções para ampliar o acesso à testagem do HIV em populações vulnerabilizadas. Os autotestes de fluido oral ou por uma gota de sangue estão disponíveis no site ahoraeagora.org. Após cadastro, a pessoa pode receber o material via Correios ou retirar em armário localizado no Shopping Total. Também é possível acessar diretamente o serviço, que fica no Centro de Saúde Navegantes (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, 2º andar).

Em dez meses de atuação na Capital, foram enviados 1.662 unidades via Correios, com a retirada de 306 testes no armário do Shopping Total e 475 na sede do serviço. As populações-chave, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, são homens gays e homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo, que têm acesso ao kit de autotestagem no site. A adesão de Porto Alegre ao projeto começou em 29 de setembro do ano passado.

Para a população em geral, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, podem ser feitos nas 132 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos postos com horário ampliado ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, Centro Histórico), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O projeto A Hora é Agora é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América e Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids (Pepfar).

Veja como funciona o projeto A Hora é Agora:

1. Faça o cadastro no site ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. Os usuários devem ser maiores de 15 anos e residentes em Porto Alegre.  
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Navegantes para dar início ao tratamento (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, 2º andar), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
4. O WhatsApp de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 98329-3177.

Vanessa Conte

Cristiano Vieira