Tecnologia inovadora será utilizada em pacientes do HPS para prevenir quedas

19/05/2022 10:41
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Lançamento ocorreu em evento na noite de quarta-feira

Um sensor sem fio instalado junto ao paciente irá indicar ao profissional de saúde se há algum risco de queda e o tempo correto para reposicionar a pessoa no leito, evitando lesões e dando mais segurança aos atendimentos. A iniciativa consiste em projeto-piloto inovador que será desenvolvido no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre de junho a dezembro, a partir de parceria com a Intellectos Centro de Pesquisa e Inovação e a startup Stakecare. O lançamento ocorreu em evento na noite de quarta-feira, 18, no Instituto Caldeira, bairro Navegantes, como parte da programação da Semana da Enfermagem. O evento contou com participação especial de André Damasceno e dinâmica com os Irmãos Quiróz.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, saudou o emprego de tecnologias de ponta no cuidado em saúde. “É uma satisfação ver que as novas tecnologias estão a serviço das pessoas, viabilizando um atendimento mais seguro para pacientes e profissionais”, afirmou o gestor. A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, diz que as equipes estão muito otimistas. “Estamos confiantes de que o dispositivo irá facilitar o cuidado de enfermagem e o manejo dos pacientes, reduzindo complicações durante a internação especialmente em dois fatores de risco, a queda e a úlcera de pressão”, destacou, apostando em uma linha de cuidado ainda mais qualificada.  

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo é melhorar a segurança do paciente na internação hospitalar

“O sensor Stakecare é composto por um dispositivo conectado ao paciente com acompanhamento feito através de aplicativo, que pode ser instalado em smartphones e tablets com acesso wi-fi ou bluetooth”, explicou o CEO da Stakecare, Delmonte Friedrich. Com o sensor de movimento do aparelho, o profissional de saúde consegue monitorar a forma como o paciente se move no leito. “No dashboard, aparece o avatar do usuário e as movimentações em tempo real, com a possibilidade de ajustar os tipos de movimentos seguros”, comentou. O hardware também permite acompanhar medicamentos e dosagens prescritas, horários ministrados, temperatura corporal, oximetria e batimentos cardíacos.

Durante seis meses, serão realizadas avaliações a partir da utilização do novo dispositivo em pacientes da unidade de internação do segundo andar do hospital. “Com base na análise dos resultados, iremos avaliar os benefícios aos pacientes com o uso da nova tecnologia, com a possibilidade de expandir a outras unidades de internação do hospital”, afirma a diretora de enfermagem, Gladis Jung. 

Também participaram da mesa de abertura o secretário-adjunto de Saúde, Richard Dias, o representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado RS e diretor-técnico da Sedec, Roger da Rocha Pozzi, o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, a assessora da direção de enfermagem, enfermeira Renata Brasil, a presidente da Intellectos Centro de Pesquisa e Inovação, Simone Tartari, o diretor da Intellecto, André Guedes, e o diretor-técnico da Stakecare, Nazareno Fernandes.

A queda é um dos eventos de maior preocupação mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a segunda causa de morte por lesão acidental ou não intencional: 646 mil pessoas morrem em função de quedas, com uma concentração em pessoas com 65 anos ou mais.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes