Teleatendimento de Covid-19 é finalizado com mais de 5,2 mil consultas realizadas à distância

01/12/2021 12:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram realizados mais de 5,2 mil atendimentos gratuitos através da plataforma Conexão Santa Casa

O serviço de telemedicina voltado a moradores da Capital com sintomas de Covid-19 foi finalizado nessa terça-feira, 30. O motivo foi a baixa procura por atendimentos nas últimas semanas. 
A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) teve início em abril de 2020.

De acordo com a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, foram realizados mais de 5,2 mil atendimentos gratuitos através da plataforma Conexão Santa Casa, ferramenta de telemedicina desenvolvida pela instituição. “Tenho certeza de que as ações foram bem sucedidas. Em momentos críticos da pandemia, trouxemos um importante resultado para toda a comunidade”, salienta Lucia.

O atendimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais e acadêmicos da UFCSPA e da Santa Casa. “É fundamental valorizar os 65 voluntários que trabalharam 24 horas por dia, honrando assim o exercício de suas profissões”, destaca o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil.  
 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou, durante os 19 meses, suporte da Vigilância em Saúde e acesso ao sistema de gerenciamento de consultas (Gercon).  O sistema possibilitou a emissão de autorizações para exames em laboratórios credenciados. “Esse sistema facilitou o atendimento, possibilitando que o paciente com suspeita de covid-19 não necessitasse sair de casa para receber uma orientação ou avaliação. Um serviço de extrema importância durante uma pandemia”, destaca o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.  
 
Os custos dos exames foram cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cláudia Fleury

Andrea Brasil