Testes no controle sanitário do aeroporto chegam a 881, com nove positivos

16/06/2021 17:48
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Casos positivos são de moradores do Rio Grande do Sul, entre os quais dois de Porto Alegre

Nesta quarta-feira, 16, o número de passageiros que foram testados para Covid-19 no controle sanitário do aeroporto foi de 138, sem registro de exames positivos. Desde o início da operação, na segunda, 14, o número chega a 881 testes rápidos de antígeno (TR Ag) realizados. Do total, nove testes tiveram resultado positivo, todos feitos até o final da terça-feira, 15. 

Os casos positivos são de moradores do Rio Grande do Sul, sendo dois da Capital. Todos foram orientados e se comprometeram a fazer isolamento, por período indicado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de acordo com o caso. Cabe à vigilância epidemiológica de cada município o acompanhamento dos pacientes até o final do isolamento. O paciente que foi avaliado em serviço de emergência na terça-feira cumprirá isolamento no seu município de residência, para onde foi levado de ambulância nesta quarta. 

As pessoas que tiveram confirmação no TR Ag estão sendo convidadas a fazer nova coleta para RT-PCR.  A ação de controle sanitário é realizada pela SMS, com coordenação da Vigilância em Saúde (DVS) municipal, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), companhias aéreas e Fraport Brasil.

A expectativa da DVS é manter o controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho por 14 dias consecutivos, até 27 de junho. Nova parcial será divulgada na quinta-feira, 17, no final da tarde.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins