Transporte adaptado auxilia crianças com necessidades especiais do Educandário São João Batista

21/12/2021 15:12
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Crianças e mães testaram o veículo na segunda-feira

Crianças e jovens até 21 anos com necessidades especiais podem continuar a reabilitação com mais conforto a partir desta terça-feira, 21, no Educandário São João Batista – Escola e Centro de Reabilitação, localizado em Ipanema, na rua Tenente-coronel Mario Doernte, 200. A partir do empenho das mães e esforço conjunto de setores do Executivo e Legislativo, foi disponibilizada uma van adaptada para cadeirantes, possibilitando o atendimento pleno dos alunos com necessidades especiais, que já contam com outro veículo adaptado, além de duas vans comuns. A iniciativa resulta de processo de contratação emergencial feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Em visita ao local na tarde de segunda-feira, 20, gestores da prefeitura e mães do educandário conheceram o veículo. Conforme a assessora técnica da SMS, Viviane Goulart, a contratação também vai garantir a retomada do contraturno escolar, no mês de março. “Com o retorno das atividades escolares, precisamos garantir vans adaptadas para necessidades especiais rodando em Porto Alegre”, explicou. “Isso é um ganho para as mães, que conseguem transportar seus filhos com dignidade e conforto, é o mínimo que podemos fazer por essas crianças do município”, destacou Viviane.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Educandário atende 158 crianças e adolescentes com necessidades especiais

O secretário-adjunto de Saúde, Richard dos Santos Dias, manifestou a satisfação de conhecer o trabalho desenvolvido no educandário e poder acompanhar esta conquista motivada pelo esforço das mães, com apoio do poder público. “O somatório de esforços em prol do bem-comum só demonstra a importância desta instituição e do lindo trabalho que realiza”, afirmou.  

Representando as mães, Jacqueline Andrade Meurer agradeceu o empenho de todos. “Ninguém faz nada sozinho, então, é importante podermos contar com este apoio”, comentou. Também participaram da visita o deputado Thiago Duarte e a representante do gabinete da primeira-dama da Capital, Naty Garcia, acompanhados da vice-presidente do educandário, Maria Beatriz Ferreira.

A SMS está em tratativas para conseguir ampliar o número de crianças atendidas com táxis adaptados, possibilitando mais uma opção de deslocamento. Atualmente, o educandário atende 158 crianças de zero a 21 anos com necessidades especiais, incluindo casos de paralisia cerebral e comprometimento motor. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes