Unidade Cruzeiro do Sul suspende atividades devido furto de cabos de energia

15/06/2021 08:34

A unidade de saúde Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza, teve os cabos de energia elétrica roubados no fim de semana. Devido ao comprometimento das operações com a falta de luz, que impede a conservação das vacinas, entre outras limitações, a vacinação contra a gripe foi suspensa a partir desta segunda-feira, 14. A unidade não faz parte da lista de locais para vacinação contra a Covid-19. 

A equipe de saúde orienta aos usuários que procurem as unidades mais próximas, que são a Vila Cruzeiro, na Avenida Capivari 2020 e Santa Tereza, na Dona Otília no.5 (ambas no bairro Santa Tereza) e a unidade Santa Anita, na Rua Gregório da Fonseca 91, bairro Nonoai. 

Durante esta segunda-feira a equipe permanecerá na unidade para receber e orientar usuários sobre esta situação e fazer algum atendimento que possa ser efetivado. Nestas condições, não é possível manter a vacinação, distribuição e administração de medicamentos, notificações Covid-19 ou encaminhamentos para outras unidades da rede.

Sem energia, não é possível acessar os sistemas de dados do SUS, como o registro de vacinação e o sistema de gerenciamento de consultas. As equipes de saúde estão realizando acolhimento e atendimento clínico com médico e enfermeiro, que fazem registros manuais. Provisoriamente, para não dispensar usuários que procuram a unidade, são realizados alguns procedimentos como curativos, avaliação de sinais vitais e controle de glicemia. 

A unidade já havia passado por este mesmo problema no ano passado, quando ficou uma semana fechada. Agora, terá suas atividades suspensas novamente por igual período, até que sejam concluídos os reparos na rede elétrica.
 
A partir de terça, 15, após avaliação da CEEE, será feita reorganização da equipe para o período de reparos na energia. Alguns servidores poderão ser deslocados para as unidades que estão sendo dadas como referência mais próxima.

Ricardo Azeredo

Elisandra Borba