Unidade Móvel de Saúde atende no Loteamento Santa Terezinha

17/06/2019 14:30
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Iniciativa disponibiliza serviços básicos de saúde à população que tem dificuldade em acessá-los

A Unidade Móvel de Saúde atende nesta segunda-feira, 17, a comunidade do Loteamento Santa Terezinha (Voluntários da Pátria, 1940, bairro Floresta). Das 9h às 16h, são oferecidas consultas médicas, demandas imediatas, vacinação contra a gripe, verificação de pressão e antropometria (peso e altura). Também são realizados testes rápidos para verificar infecções sexualmente transmissíveis, conforme avaliação médica, com acesso a medicamentos e visitas domiciliares.

Compõem a equipe 12 profissionais da estratégia de saúde da família Santa Marta, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, residentes em medicina e acadêmicos em medicina e enfermagem. Conforme a enfermeira Luciane Sebastiany, a maior parte do público que tem procurado atendimento é de mulheres, crianças e gestantes. “Ações desse tipo são importantes para ampliar o acesso a comunidades mais carentes e vulneráveis, que não costumam procurar os serviços de saúde”, afirma.  

A Unidade Móvel de Saúde foi doada em 2018 por intermédio do POA Solidária, desenvolvido por voluntários em parceria com a prefeitura. “Entre os objetivos da iniciativa está disponibilizar serviços básicos de saúde a uma parcela da população que tem dificuldade em acessá-los”, afirma o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Thiago Frank. Com 20 metros quadrados, a unidade móvel conta com três consultórios climatizados, um deles com espaço para vacinação e banheiro. 

Unidade Móvel de Saúde - A unidade circula pela Capital atendendo principalmente as regiões de difícil acesso, com moradores impossibilitados de receber atendimento médico ou que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde. A coordenação do trabalho fica a cargo do enfermeiro Silvio Antônio Vieira. A estrutura tem acessibilidade e comporta uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, oferecendo vacinas, curativos, procedimentos e medicamentos, além de exames rápidos como testes de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros atendimentos para usuários do Sistema Único de Saúde da cidade.

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes