Unidade Móvel de Saúde ultrapassa 1,4 mil atendimentos
Em dois meses de funcionamento em Porto Alegre, equipes da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram 1.492 atendimentos na Unidade Móvel de Saúde, entre consultas médicas (238), odontológicas (10) e de enfermagem (195), exames e procedimentos (911). Desde 4 de outubro, dia da primeira saída, os serviços foram levados a moradores das vilas Dique, Santo André, Cruzeiro e ao Morro dos Sargentos. O atendimento é feito por diversos profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de oferecer acesso à vacinação e medicamentos.
A nova Unidade Móvel de Saúde foi doada pelo POA Solidária, desenvolvido por voluntários em parceria com a prefeitura. “Entre os objetivos da iniciativa está disponibilizar serviços básicos de saúde a uma parcela da população que tem dificuldade em acessá-los”, afirma o coordenador da Atenção Primária da SMS, Thiago Frank. Com 20 metros quadrados, a unidade móvel conta com três consultórios climatizados, um deles com espaço para vacinação e banheiro.
Unidade Móvel de Saúde - A unidade circula pela Capital, atendendo principalmente as regiões de difícil acesso, com moradores impossibilitados de receber atendimento médico ou que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde. A estrutura tem acessibilidade e comporta uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, oferecendo vacinas, curativos, procedimentos e medicamentos, além de exames rápidos como testes de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros atendimentos para usuários do Sistema Único de Saúde da cidade.
Gilmar Martins