Unidade móvel oferece testes rápidos neste sábado ao lado da Usina do Gasômetro

07/01/2023 06:25
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Das 10h às 16h, serão oferecidas orientações, testes gratuitos de HIV, sífilis, hepatites virais e coleta de amostra de escarro

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará neste sábado, 7, ao lado da Usina do Gasômetro. Das 10h às 16h, serão oferecidas à comunidade local orientações sobre tuberculose e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os participantes também poderão realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis, hepatites virais e coleta de amostra de escarro. Também haverá distribuição de preservativos internos, externos e gel lubrificante, autotestes, aconselhamento, educação em saúde e distribuição de material informativo.

Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as ISTs, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é orientar que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Unidade Móvel Fique Sabendo - Testes de HIV, sífilis, hepatites virais e tuberculose 
7 de janeiro – ao lado da Usina do Gasômetro - 10h às 16h

Neemias Freitas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes