Unidades de saúde abertas no domingo mantiveram atividade intensa

14/03/2021 20:46
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram 572 atendimentos e 250 coletas para exame PCR para detecção da Covid-19

As nove unidades de saúde abertas neste domingo, 14, exclusivamente para receber pessoas com sintomas de problemas respiratórios realizaram 572 atendimentos. As equipes também fizeram 250 coletas para exame PCR para detecção da Covid-19 e registraram no sistema 178 notificações da doença. Nas farmácias das unidades, foram 564 fornecimentos gratuitos de medicamentos conforme indicação das equipes médicas.    

Os usuários receberam atendimento médico, orientações sobre como proceder em isolamento e tiveram encaminhamentos para emergências nos casos em que isso foi necessário. 

O dado mais preocupante deste domingo foi o número de remoções efetuadas pelo Samu: 18 pacientes encaminhados para emergências, contra sete no sábado, 13, quando estiveram abertas 12 unidades. 

A abertura das unidades da Secretaria Municipal de Saúde no fim de semana é resultado de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Vila Nova e Hospital Divina Providência.

O objetivo desta operação, uma vez que os postos normalmente não abrem nos fins de semana, é aliviar a pressão sobre as portas de emergência, especialmente os Prontos Atendimentos, que já se encontram sobrecarregados. Atendendo pessoas com sintomas leves nas unidades de saúde, evita-se que pacientes sem gravidade venham a aumentar a superlotação nas emergências. 

 

Ricardo Azeredo

Andrea Brasil