Unidades de saúde atendem mais casos de doenças respiratórias do que a rede de urgência na Capital

11/09/2025 17:43

As unidades de saúde registram maior número de atendimento de doenças respiratórias em Porto Alegre neste ano se comparadas à rede de urgência e emergência. A informação está no Informativo 6 da Operação Inverno , que traz dados sobre atendimentos e a vigilância das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) notificadas à vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Esta edição do informativo se refere a dados cumulativos entre 29 de dezembro de 2024 até 6 de setembro de 2025 (semanas epidemiológicas 1 a 36) e foi publicada nesta quinta-feira, 11 pela Diretoria de Vigilância em Saúde.  

O número de casos de SRAG entre residentes da Capital é de 1.788. Do total, 135 seguem em investigação epidemiológica, 1.505 evoluíram para cura e 130 para óbito. Outras 18 pessoas com SRAG morreram por outras causas. Os dados são sujeitos a revisão porque, em geral, as últimas duas semanas epidemiológicas têm dados represados em função de atraso na inserção das informações no sistema.

Dos 130 óbitos por SRAG, 43 foram causados por influenza, dez por Covid-19 e 67 por outros vírus respiratórios. As dez pessoas que faleceram por Covid estavam sem esquema vacinal completo. Das 43 que perderam a vida por influenza, 35 estavam sem a vacina aplicada. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ambas as vacinas nas unidades de saúde da cidade para os públicos que têm recomendação de receber as doses.

O informativo também apresenta dados como faixa etária das pessoas com SRAG e classificação final de cada caso (cura, óbito, óbito por outra causa e em investigação). Os dados são apresentados por semana epidemiológica desde a SE 1 até a SE 36. 

Vacinas - A vacina contra gripe (influenza) protege contra três tipos de vírus Influenza (A - A3N2 e H1N1 e B). A meta é vacinar 90% de cada um dos três grupos prioritários. Pessoas idosas, gestantes e crianças têm maior risco de complicações, por isso são prioritárias para o Ministério da Saúde. Todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem ser vacinadas contra influenza. A vacina está disponível nas unidades de saúde de acordo com o horário de funcionamento de cada local. 

Confira neste link os públicos aptos a receber a dose e os locais com a oferta da vacina contra Covid-19 na rede pública de saúde de Porto Alegre. 

Para informações públicas sobre condições respiratórias em Porto Alegre, acesse aqui o boletim informativo.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins