Unidades de saúde da Capital promovem atividades no Agosto Dourado

07/08/2025 16:59
Georgia Moreira/SMS
SAÚDE
Curso é dividido em sete módulos com informações sobre amamentação e puerpério

A importância da amamentação é destaque nas unidades de saúde da Capital para lembrar o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Nesta quinta-feira, 7, ocorreu o primeiro encontro de curso para gestantes na Unidade de Saúde Jardim Cascata, localizada no bairro de mesmo nome.

A enfermeira Jaqueline Naibert, idealizadora do curso, afirma que o objetivo é mostrar as melhores práticas disponíveis para o cuidado das mães e bebês. Serão cinco encontros que irão tratar de assuntos relacionados à gestação, parto, puerpério, cuidados com recém-nascidos e a participação do pai e familiares.

O encontro contou com a participação da nutricionista Angelita Matias, que falou das propriedades do leite materno, fonte de nutrientes que garantem a saúde do bebê nos primeiros anos de vida. “Cada mãe produz o leite que o próprio filho precisa e se adapta às necessidades do bebê”, explica. 

Andriely Custódio, 21 anos, está com 36 semanas de gestação e aguarda ansiosa a chegada da Maitê. “Estava com muitas dúvidas sobre amamentação, e o curso é um ótimo momento para fazer perguntas”, disse. Questões como a pega correta do bebê e a forma de segurar a criança junto ao corpo foram esclarecidas.   

O curso é dividido em sete módulos. Os temas abordados são aleitamento materno, importância do pré-natal, direitos da gestante e do recém-nascido, medos e fantasias relativas à gestação e ao parto, cuidados com o recém-nascido (higiene, banho, roupa, cólica, febre, fezes, prevenção de dermatite de fraldas), puerpério e visita a uma maternidade.

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça