Unidades de saúde oferecem testes rápidos de antígeno a pacientes sintomáticos de Covid-19

07/07/2021 14:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Após triagem, os pacientes serão encaminhados ao teste

A partir desta quarta-feira, 7, cinco unidades de saúde de Porto Alegre começam a disponibilizar testes rápidos antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes com sintomas gripais. Este teste é realizado com amostras de coleta nasal e deve ser realizado, de preferência, entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. Os testes são ofertados, inicialmente, nas unidades Campo da Tuca, Diretor Pestana, Lami, Ramos e Tristeza.

De acordo com a diretora da Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, os pacientes passarão por avaliação médica e, se houver indicação, serão encaminhados para testagem na própria unidade. Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos. “É um teste recomendado para uso no local de atendimento a fim de identificar mais rapidamente casos confirmados da doença e realizar as medidas de isolamento necessárias”, ressalta a diretora.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde já disponibiliza testes do tipo RT-PCR para detecção da covid-19, mas os pacientes precisam ter acesso ao voucher disponibilizado na unidade da saúde e, após, se dirigirem a um laboratório credenciado para a realização do exame.

Com este novo serviço, o objetivo é facilitar o acesso da população à testagem. O paciente que tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação.

Atendimento de segunda a sexta-feira:

Campo da Tuca - Av. Tenente Alpoim, 549 – Vila São João – Bairro Partenon (das 7h às 19h)
Diretor Pestana - Rua Dona Teodora, 1016 - Bairro Farrapos (das 8h às 22h)
Lami - Rua Nova Olinda, 202 – Bairro Lami (das 7h às 19h)
Ramos - Rua A, 105, Vila Graciliano Ramos - Bairro Cascata (das 8h às 22h)
Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Bairro Tristeza (das 8h às 22h)

 

Luize Baini

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes